Estádio – Luiz José de Lacerda

O Estádio Luiz José de Lacerda, popularmente conhecido como “Lacerdão”, é localizado em Caruaru, Pernambuco, e possui mais de 70 anos de História, sendo a casa do Central. Seu uso pelo clube iniciou na primeira metade do século XX, quando ainda era um campo de pelada.

O estádio teve outros nomes antes: Central Park no início da História do clube; e depois Pedro Victor de Albuquerque, como passou a ser chamado por muitos anos. Recebeu seu nome atual em homenagem ao esforço do empresário Luiz José Lacerda, que foi fundamental para a ampliação do Estádio no final da década de 1970 e início da década de 1980.

O jogo inaugural após a ampliação foi marcado no dia 19 de outubro de 1980, o Central venceu a Seleção Nigeriana de Futebol por 3 a 1. Gil Mineiro, então jogador do Central Sport Club, marcou o primeiro gol.

Campo do Central de Caruaru, novembro de 2012.
Campo do Central de Caruaru, novembro de 2012.

Campo do Central de Caruaru, novembro de 2012.

Atualmente, o Lacerdão tem capacidade aproximada de 20.000 pessoas, sendo o maior estádio particular do interior do Norte/Nordeste e o quarto maior estádio de Pernambuco, apenas ficando atrás da Ilha do Retiro (estádio do Sport), da Arena Pernambuco e do Arruda (estádio do Santa Cruz).

O Estádio já foi palco de confrontos do Central com diversas seleções e clubes, tais como: a Seleção Principal da Nigéria; a Seleção de Novos da Argentina (atualmente conhecida como seleção pré-olímpica); e contra clubes campeões brasileiros, a exemplo de Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Vasco-RJ, Grêmio-RS, Atlético-PR, Coritiba-PR, Guarani-SP e Palmeiras-SP.

Recorde de público

No dia 22 de outubro de 1986, ocorreu o maior recorde de público da história de Caruaru: 24.450 pessoas foram assistir à vitória do Central por 2 a 1, contra o Flamengo-RJ, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro do mesmo ano